Editoriais • 17.05.2021
Diferenças entre Brachiaria e Panicum Maximum

Nas últimas décadas o número de cultivares de forrageiras tropicais aumentou muito, atualmente existem forrageiras com diferentes características morfológicas e fisiológicas. E essas diferenças as vezes são muitos sutis a olho nu, levando o produtor a escolha muitas vezes errada que é identificada quando a planta emerge.

A identificação das cultivares é importante por quê?

⦁ Há grande variação de altura de plantas entre cultivares. Como a altura de pastejo é estabelecida em função da altura das plantas, é necessário conhecer a cultivar para estabelecer o manejo adequado;
⦁ A expectativa de ganho muda de uma cultivar para outra;
⦁ Há diferença no preço das sementes entre cultivares;
⦁ Ha variação entre as cultivares para fatores importantes, como tolerância a cigarrinha-das-pastagens, ao percevejo barriga-verde, sensibilidade a herbicidas e adaptação às condições ambientais.
A maioria das pastagens brasileiras são de Brachiaria spp. (Urochloa spp.) e de Panicum maximum (Megathyrsus maximus) ambas de origem africana. Algumas espécies foram introduzidas ainda no período colonial.

Panicum maximum é uma forrageira nobre, de alta produtividade e qualidade, a Brachiaria ou Braquiária, também tem boa produtividade e qualidade a diferença é que a Brachiaria precisa de menos água para sua adaptação e é indicada para solos menos férteis. Já o capim panicum como uma boa forrageira nobre exige mais do solo e precisa de um solo com média a alta fertilidade.

A classificação botânica das espécies envolve detalhes do aparelho reprodutivo das plantas, flores e sementes, que impossibilita a identificação sem uma lupa que possibilite a visualização de pequenas partes da plantas. Já as características morfológicas permitem a identificação da cultivar a olho nu, no campo. Esses características não são tão confiáveis, podendo sofrer algumas alterações em função da interação com o meio, mas atende ao propósito. O Panicum Maximum possui folhas longas que saem da base da planta. A Brachiaria tem folhas de menor porte e surgem no meio dos gomos. Ambas são plantas cespitosas porém a brachiaria possuem estolões, ou seja, ela se espalha mais cobrindo melhor o solo. Já o panicum consegue visualizar as plantas individualmente.

Dependendo da disponibilidade de água, luz e nutrientes algumas características podem ser alteradas. Em situação de sombreamento, alta disponibilidade de nitrogênio e água, parte das folhas de algumas forrageiras, podem ficar arqueadas, mas isso é raro e transitório.
Brachiaria spp. e Panicum maximum se distinguem das demais espécies pelo tipo de panícula.
A panícula do Panicum tem varias ramificações sendo que as ramificações inferiores são maiores do que as superiores. As panículas da Brachiaria são racemosas, são poucas e praticamente de tamanhos uniformes.

 

 

 

⦁ Fotos: Embrapa / Agropecuária Oeste / Acervo Paso Ita

 

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA