Editoriais • 20.10.2021
CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA

Com o aumento da produção agrícola e a busca por superar a produção de grãos e alimentos, o produtor procura tecnologias e insumos visam aumentar a rentabilidade de cada safra. O consorcio Milho-Braquiária é uma tecnologia onde se cultivam as duas espécies juntas, com objetivo de produzir grãos e palhada para o plantio direto.

A implantação desse sistema visa beneficiar as duas espécies, o milho possui um desenvolvimento inicial mais rápido do que a braquiária, isso permite que ambos possam ser semeados simultaneamente, o que pode fugir à regra, também há possibilidade de se fazer o plantio da braquiária após a emergência do milho, a desvantagem é que o custo operacional de plantio aumenta devido as duas operações em momentos distintos, o manejo adequado da forrageira é essencial para que não haja competição entre as espécies o que pode ocasionar redução na produtividade do milho, o uso de herbicidas pós-emergentes possibilita “travar” o desenvolvimento da braquiária e permitir o melhor estabelecimento do milho, sem prejudicar o desenvolvimento posterior da forrageira.

As principais espécies forrageiras utilizadas nesse sistema são B. ruziziensis, que possui características excelente para a cobertura de solo, devido seu crescimento decumbente permite o preenchimento dos espaços nas entrelinhas, possui fácil dessecação e o custo das sementes relativamente mais baixo comparado a outras espécies. A B. decumbens, pode ser utilizada para o consórcio, também oferece boa cobertura de solo, porém é uma espécie de difícil dessecação. B. paiguás, B. Piatã e MG 4 são espécies de fácil dessecação e se portam bem em consorciação, o que pode inviabilizar a utilização é o maior valor do custo das sementes. Muitas gêneros e espécies podem ser utilizadas em sistema de consorciação, como o Panicum maximum, o que vai determinar a ideal é necessidade de cada produtor e o manejo adequado com a exigência de cada espécie.

Os benefícios da consorciação de braquiária com milho são observados em diversos aspectos, no solo, pela agressividade das raízes que proporcionam maior infiltração de agua, melhoram os aspectos de compactação, pela ciclagem dos nutrientes devido a decomposição da palhada pode reduzir a quantidade de fertilizantes a se utilizar na safra subsequente, além do aumento da matéria orgânica no perfil de solo, melhora atividade biológica, reduz incidência de daninhas na área, pode elevar a produtividade do milho e da cultura posterior no plantio direto, além de poder utilizar grande parte dessa massa formada pela braquiaria como alimentação animal após a colheita do milho, o qual já se tem conhecimento do sistema conhecido como “Boi safrinha” que permite fornecer pasto bom para esses animais durante o período da seca antes do plantio da cultura seguinte.

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA