Editoriais • 30.03.2023
PASO ITA Tratamento Prime: A evolução tecnológica da Brachiaria Ruziziensis

 Descubra como a Brachiaria Ruziziensis, uma das principais forrageiras tropicais, evoluiu com o uso das tecnologias e conheça as vantagens e desafios dessa evolução para a produção pecuária sustentável. Leia mais neste artigo da Sementes Paso Ita.

A enorme evolução da Agricultura 

A evolução faz parte do mundo, tanto na agricultura por parte das braquiárias quanto nas demais áreas ligadas a nossa vida, mas nunca esteve tão evidente como ultimamente e se você parar para pensar em 1983 foi lançado no mercado o primeiro telefone celular, o Motorola Dynatac 8000X ele tinha: 33×4,5×8,9cm, pesava 794g, sua memória durava 30 minutos e sua bateria aguentava entre 1 e 8 horas dependendo do uso. O primeiro no Brasil foi um Motorola PT-550 em 1990, pesava 348g, possuía 22cm de comprimento e sua bateria já durava até 15h. Hoje em dia todo mês tem o lançamento de um aparelho com alguma tecnologia integrada a mais. As empresas disputam um mercado cada vez mais sedento por tecnologia que otimize seu tempo e facilite sua vida.

Na agricultura isso não é diferente, apenas voltando 50 anos atrás na agricultura brasileira com alguns dados significativos essa evolução se mostra gigante, entre os anos de 1970-2017. Em 1950 a soja era apenas uma curiosidade, menos de 2% das propriedades tinha algum tipo de maquinário, baixíssima produção, áreas imensas tinham que ser usadas e ainda assim a produção não atendia nem se quer a demanda interna.

Trecho retirado do livro:  O desenvolvimento da agricultura no Brasil, de 1971.

Dentro de 50 anos o Brasil saltou da categoria de importador de alimentos para ser o celeiro do mundo, se tornando um dos maiores exportadores e referência no quesito: tecnologia agrícola. Mas isso se dá por vários fatores, um deles o investimento em pesquisas que desenvolveram e continuam a desenvolver juntos: genética, pedologia, química, enfim, um leque de aspectos que pouco a pouco contribuíram para mais que dobrar a produção sobre uma mesma área conforme os dados a baixo.

Máquinas que nem se quer existiam na mente dos trabalhadores rurais a 50 anos hoje andam sobre as áreas de produção, produtividades que nem se quer o melhor técnico dos anos 70 imaginaria hoje são comuns; cada vez que uma cultura se torna referência, pesquisas são feitas para melhorar seu potencial e elevar ao extremo a sua produtividade, os dados oriundos destas pesquisas podem ajudar outras culturas também, como é o caso da soja no Brasil. 

A cultura das forrageiras desde que o homem começou a domesticar animais é importante, pois é dela que se alimentam os rebanhos, porém, apenas nas últimas décadas com a evolução da agropecuária é que a forragicultura se tornou notável, devido a capacidade não somente de elevar a produtividade dos rebanhos, mas também pelos benefícios que se tem quando se alia a produção agrícola a este tipo de cultivo.

Assim como toda semente utilizada na agricultura seja de soja, milho, ou qualquer outra cultura as sementes de capim também vêm de um campo de produção de sementes, este campo segue todo um padrão determinado pelo Ministério da Agricultura, essa mesma instituição fiscaliza criteriosamente o produtor e/ou empresa afim de garantir a boa procedência e qualidade do produto que chega ao consumidor final.

Porque a semente é incrustada ?

O emprego do INCRUSTAMENTO  ou revestimento como é chamado por algumas empresas surgiu para adequar a semente as ferramentas de plantio, este é o processo pelo qual a semente recebe um revestimento visto que no maquinário geralmente utilizado para o plantio a lanço a semente precisa ter um peso mínimo para a semeadura ficar uniforme, além de proteger a semente contra algum tipo de dano seja ele por ordem mecânica ou ambiental e também com a utilização desta tecnologia pode ser agregado a este incrustamento/ revestimento macro e micronutrientes que irão proporcionar a planta um start  mais vigoroso.

Tratamento de sementes não é o mesmo que incrustamento

Paralelo a esta tecnologia existe o TRATAMENTO DE SEMENTES, geralmente utilizado em culturas mais populares como a soja e o milho e algodão. Sabe-se que ao menos 99% das culturas destinadas à agricultura estão sujeitas ao ataque de pragas e patógenos, uma vez que o investimento para implantação é mais alto uma perda de produtividade por falhas de plantio decorridos do ataque destas pragas e patógenos, pode sugerir um grande prejuízo, alguns agricultores recorrem então ao T.S. ( tratamento de sementes), que consiste na aplicação de produtos de ordem química e mineral, a fim de criar uma fina camada protetora contra os organismos típicos existentes no solo. Este tratamento pode ser feito na unidade de beneficiamento ou pré plantio na fazenda, muitos produtores optam por adquirir sementes com tratamento de fábrica uma vez que as empresas têm no hall no estudo sobre manipulação, dosagem e insumo adequado para a cultura específica.

Linha Prime PASO ITA

Com a evolução da agricultura e da pecuária os produtores começaram a buscar tecnologias que colaborassem com a otimização da sua lavoura diminuindo hora de trabalho e aumentando produtividade. Seja para o sistema de integração lavoura- pecuária-floresta (ILPF), adubação verde ou para formação de pastagem para a nutrição animal

A Sementes Paso Ita empresa que desde 1997 trabalha no mercado de sementes com tecnologia de ponta Observando essa curva de evolução na mentalidade dos produtores que começaram a entender os benefícios da forrageira não só para produção de proteína animal mas também como promotora de melhoramento de produção agrícola, utilizando da sua expertise lançou a linha de SEMENTES PRIME, uma linha com tratamento de semente diferenciado:

  • Fungicida
  • Nematicida 
  • Inseticida
  • Enraizador 

Um combo completo que atende a nova demanda do mercado.

Cuidado com os fungos 

A principal causa de perdas na maioria dos casos após a semeadura vem em decorrência do ataque de patógenos como o carvão da Brachiaria causado pelo fungo Ustilago operta; o fungicida utilizado no T.S da Paso Ita Prime leva dois ingredientes ativos o Benzimidazol e o Fluazinam ambos fungicidas que tem como sítios de ação pontos diferentes dos existentes no mercado atual. Enquanto o Benzimidazol atua como inibidor na formação de microtúbulos mitóticos, ou seja, ele impede o desenvolvimento e crescimento do fungo, o Fluazinam atua no impedimento da fosforilação oxidativa (formação de ATP), em outras palavras ele mata o fungo por falta de energia.

Manejo adequado aos Nematóides

Nematoides são animais naturalmente existentes no solo mas em decorrência das práticas ruins na agricultura vem causando danos significativos e algumas espécies se tornaram pragas, além de causarem danos diversos às plantas parasitadas, esses organismos criam portas de entrada para fungos e bactérias ou atuam como vetores de viroses. O produto utilizado no T.S da Prime tem também o efeito nematicida. 

Atualmente os nematicidas existentes no mercado tem como princípio de ação o efeito nematostatico, isto é, não matam parte da população dos nematoides existentes no solo, enquanto na prime, o produto já tem efeito sobre o sistema nervoso do nematoide paralisando e levando a morte.

Insetos que causam danos a semente

Outro problema bem comum e presente em nossa agricultura são as formigas e os cupins, além de outros insetos pragas que tem a capacidade de causar um prejuízo enorme logo antes de se ter um estande formado, pensando nisso foi adicionado a Prime um produto a base de Fipronil; um composto que atua diretamente sobre bloqueio pré e pós-sináptico da passagem dos íons cloro pelos neurotransmissores GABA, resumindo, o Fipronil impede que o sistema nervoso do inseto funcione levando ao colapso que resulta na morte do inseto.

Enraizante é necessário !

Aliado a tudo isso e pensando no desenvolvimento radicular foi adicionado um produto com efeito estimulante sobre as raízes, um produto completo em aminoácidos e hormônios, este composto quando absorvido pelas radicelas iniciais da planta vai estimular o crescimento radicular pois com o incremento de aminoácidos e hormônios o tempo e a energia que seriam naturalmente gastos para sua produção, a planta pode utilizar para seu crescimento em profundidade no solo.

Existem dados que sugerem que a Braquiária Ruziziensis incorporada ao sistema de plantio de grãos aumenta ao menos entre 5 a 10 sacas por hectare de grãos, e boa parte disso se dá pela inserção do sistema radicular da braquiária Ruziziensis no solo; uma vez que este sistema é capaz de descompactar e aumentar a quantidade de microporos, adiciona matéria orgânica e protege contra a erosão.

Esse aumento de microporos ajuda tanto a raiz de culturas como a soja a respirar, quanto aumenta a mobilidade de nutrientes e principalmente a capacidade de retenção de água do solo.

Sementes PASO ITA Prime se destacam de qualquer forma

Quando se planta uma semente seja a lanço ou em linha é necessário sempre estar de olho para que se esteja uniforme em toda a área, este detalhe pode significar seu sucesso ou seu prejuízo, neste caso a semente geralmente fica quase que invisível quando se mistura ao solo, pensando em facilitar este processo foi adicionado um pigmento na coloração azul capaz de destacar a semente do solo facilitando assim a conferência da uniformidade de distribuição do plantio.

A linha Prime da Sementes Paso Ita foi desenvolvida para atender a demanda dos produtores que sempre estão em busca de melhorias em seus negócios buscando otimização de tempo alinhado à redução de custo e aumento de produtividade.

Gostou? Acesse: http://lojaonline.pasoita.com.br/prime/brachiaria-ruziziensis-prime

 Para grandes demandas entre em contato por whatsapp ou e-mail, ambos disponíveis em nosso site: www.pasoita.com.br

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA