Editoriais • 06.05.2023
BRACHIARIA BRIZANTHA CV MARANDU

Adaptação excelente de norte a sul do país 

Brachiaria Brizantha cv. Marandu também é conhecida pelos nomes populares: Braquiaria brizantha, Braquiarão, Brizantha, Brizantão, Braquiara; ou simplesmente Marandu é a espécie mais comercializada no país, cerca de 40% do volume de sementes comercializado.

Marandu significa ‘’novidade’’, esta cultivar de Brachiaria foi introduzida no país por volta de 1967 trazida de uma estação experimental situada no Zimbabwe e inicialmente cultivada em Ibirarema-SP; entre os anos 1976-1979 foi distribuída para algumas regiões: em 1976 a Brizantha chegou a Matão – SP, em 1977 o Braquiarão chegou Campo Grande – MS, em 1979 o Brizantão chegou a Planaltina – DF e ainda neste período a Marandu chegou a Suia-miçu – MT até seu lançamento para comercialização em 1984 Pela EMBRAPA como Brachiaria Brizantha cv Marandu.

Como diferenciar a Brizantha Marandu?

Planta que se diferencia botanicamente por ter uma alta pilosidade na bainha e nas folhas, folhas com largura média de 19 mm, hábito de crescimento cespitoso chegando a ter em média 53 cm; possui também em média 4 racemos em seu eixo floral tendo em seu racemo basal em média 52 espiguetas conforme imagens abaixo.

Pilosidade da bainha da folha 
Eixo floral com até 4 racemos 
Desenvolvimento inicial da brizantha (Em torno de 28 dias)  
Espiguetas inseridas unisseriadamente  
Espiguetas inseridas unisseriadamente  


A Brizantha Marandu é indicada para quais finalidades?

Geralmente quem compra sementes de Brizantão tem como finalidade utilização em pasto nas modalidades pastejo direto ou rotacionado, quem não tem tanta experiência com os demais capins também opta pelo Marandu devido à facilidade de manejo; silagem e fenação também são opções de utilização pra este capim, porém pouco utilizado com estas finalidades; é um capim com indicação direta para cria, recria e engorda de bovinos e bubalinos, mas que por outro lado é muito pouco aceita por equinos caprinos e ovinos.

Quais são as condições que a Brizantha Marandu precisa para se desenvolver?

brizantha Marandu não é muito exigente em fertilidade fator este que a fez se adaptar tão bem em quase todo território brasileiro, a saturação por base (Ve%) mínima exigida pela Brizantha é de 40%; apesar disso responde muito bem a adubação, sua tolerância à seca é mediana e não tolera o frio de modo algum.
Precisa entorno de 800 mm de chuva pra se desenvolver e não tolera solos encharcados, 

Como plantar Brizantha Marandu?

Geralmente ela é plantada a lanço e por este motivo quem opta por plantar sobre este sistema de plantio preza em adquirir a semente com tratamento Paso Ita Prime+, que facilita o plantio além de garantir a sanidade da lavoura.
A recomendação de quantidade leva em conta algumas propriedades, geralmente sementes com tratamento Paso Ita Prime+ deve-se utilizar 6 Kg por hectare.

Assim sendo deve se realizar correção e adubação conforme análise de solo semeia se então geralmente uma grade niveladora fechada é utilizada para aderir a semente ao solo tomando cuidado para manter entre 3-6 cm, nunca mais que isso.

Qual é o tempo de germinação da Brizantha Marandu? 

Quantificar o tempo para germinação não é ciência exata pois o inicio da germinação depende de fatores externos, como chuva por exemplo. O fato é que geralmente entre 40 a 90 dias após o inicio da germinação é o tempo em que o Brizantão leva pra se estabelecer e ter seu potencial inicial todo expresso, mas sempre levando em conta que tenha as condições ideais. 

Qual o potencial produtivo máximo da Brizantha Marandu?

Em média este capim chega a 20 Ton/MS/há/ano, e tem 10% de proteína bruta na estação chuvosa, para o gado significa 55 a 65% de digestibilidade o que o torna apto até a produção de feno.

E qual o mínimo que ele produz?

O mínimo que o Brizantão produz é 8 ton. de ms/há/ano com 7% de proteína bruta na estação das secas e uma digestibilidade de 50%.

Porque optar pela Brizantha Marandu para recuperação de áreas degradadas?

Um pasto bom tem como ideal de duração 12 anos desde que recorrentemente adubado e corrigido, tendo seus devidos cuidados este é o tempo útil de vida de um pasto, porém uma vez que tratamos de algo que conta com o fator biológico pode ser que muitos outros fatores aconteçam e que este tempo seja reduzido; uma vez que isto tenha acontecido é necessário renovar o pasto, pois aos poucos o pasto ruim se torna uma área degradada prejudicando assim o solo e sua estruturação.
Uma vez que se torne necessário a reforma do pasto ou a recuperação desta área degradada muitos motivos fazem com que seja escolhido o Marandu o principal deles é a capacidade de adaptação em diferentes tipos de solo arenosos ou ácidos ainda assim o Marandu consegue se estabelecer e na medida em que é adubado ele responde e expressa mais potencial.

Posso utilizar o Marandu para o gado leiteiro? E para o gado de corte?

Não só pode como muitas propriedades já tem o Brizantão como pastejo para o gado leiteiro, o ideal em toda propriedade é sempre ter mais que um capim na dieta da sua criação e o Marandu principalmente pra quem decidiu começar agora é o mais indicado pela facilidade de manejo, sua digestibilidade de 50 a 65% dependendo das condições é fator importante bem como seus 7-10% de proteína que será convertido em massa pelo animal proporcionando um ganho de peso na época das águas em torno de 
750 g/animal/dia e em torno de 310 g/animal/dia na época das secas.

Como devo manejar o capim Brizanta cv Marandu?

Mantendo uma média de 1,2 UA/ha seu primeiro pastejo pode ser realizado entre 40 a 90 dias após o plantio com altura de entrada por volta dos 30 cm e altura de saída dos animais o mais próximo possível dos 20 cm de altura, é possível realizar esta medição com auxílio de uma fita métrica pregada a uma haste conforme imagem abaixo:

A Brachiaria Brizantha cv. Marandu é considerada por muitos produrdores um coringa no setor. Talvez por ser popularmente mais conhecida  gera maior confiança na hora da escolha. 

Sempre na hora de escolher a semente é importante ter em mente as características necessárias de clima e solo. Um consultor técnico poderá te ajudar nessa escolha.

Para maiores informações sobre variedades de forrageiras acesse nosso site https://www.pasoita.com.br

Para saber preço da brachiaria marandu incrustada e prime acesse nossa loja online http://lojaonline.pasoita.com.br

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA