Editoriais • 26.06.2023
BRACHIARIA DECUMBENS cv. BASILISK

Também conhecida por brachiaria decumbens, Brachiaria Decumbente, Decumbens, Decumbens Basilisk, ou somente Basilisk foi introduzida no Basil inicialmente por volta de 1952 pelo IPEAN (Instituto Nacional de Pesquisas Agropecuárias do Norte) em Belém-PA e erroneamente registrado como B. brizantha cv Ipean, Paralelo a isto mais ou menos em 1930 um ecótipo de Brachiaria Decumbens foi levado da Uganda para a Australia e registrado como B. Decumbens cv. Basilisk.

Entre 1960 e 1970 uma intensa importação de sementes de Decumbens cv Basilisk da Australia fez com que extensas áreas do Cerrado fossem formadas.

  • Quais são as características da Decumbens?

E uma Gramínea com habito de crescimento decumbente como a própria palavra decumbente já diz ela tem como habito o crescimento dos colmos prostrados ao solo mantendo apenas a extremidade erguida isso a deixa com uma altura média de 43 (cm), possui folhas com cerca de 28cm de comprimento e largura média de 14mm , possui também pilosidade de ambos os lados das folhas; os entrenós são curtos geralmente possuindo entre 1 a 2cm e aumentam próximo ao ápice da planta.
A inflorescência do tipo racemosa (característica comum entre as Brachiarias) tem o numero de racemos variados mas nunca superior a 6; em média tem 4 racemos por eixo floral e cada racemo produz entre 20 e 40 espiguetas inseridas unisseriadamente 

Brachiaria Decumbens tempo de formação em torno de 90 dias.

Desenvolvimento da B. Decumbens

Pilosidade presente nas folhas

Racemo basal

  • É indicado para quais finalidades?

A Brachiaria Decumbens cv Basilisk é extremamente indicada para cobertura de áreas acidentadas por ter a capacidade de recobrir o solo todo mesmo se o plantel tiver uma baixa população, além de ser indicada para locais onde o solo seja de baixa fertilidade.

  • Quais condições ela precisa pra se desenvolver?

A Decumbens necessita de uma saturação de bases esperada (Ve%) em torno de 35 a 40 o que a torna resistente a acidez do solo; porém vale ressalvar que se a ideia e utilizar como pasto esta Brachiaria necessita de adubação e correção da acidez para em torno de 45 a 50% de Ve% para expressar sua potencialidade, apesar de possuir alta tolerância a seca é ideal uma pluviosidade anual em torno de 800mm; como a maioria dos capins ela não tolera frio e também não tolera solos encharcados.

  • Como plantar?

Geralmente ela é plantada a lanço e por este motivo quem opta por plantar sobre este sistema de plantio preza em adquirir a semente com tratamento Paso Ita Prime+, que facilita o plantio além de garantir a sanidade da lavoura.
A recomendação de quantidade leva em conta algumas propriedades, geralmente sementes com tratamento Paso Ita Prime+ deve-se utilizar 6Kg por hectare.

Assim sendo deve se realizar correção e adubação conforme análise de solo, semeia se então geralmente uma grade niveladora fechada é utilizada pra aderir a semente ao solo tomando cuidado para manter entre 2,5 a 5,0 cm, nunca; a mais que isso.

  • Quanto tempo leva para o seu estabelecimento? 

Geralmente entre 40 a 90 dias é o tempo em que a decumbens leva pra se estabelecer e ter seu potencial inicial todo expresso, levando em conta as condições existentes.

  • Qual seu potencial máximo atingido pela Basilisk?

Em média este capim chega a 20 Ton/MS/há/ano, e tem de 9 a 10% de proteína bruta na estação chuvosa, para o gado significa 55 a 60% de digestibilidade.

  • E qual o mínimo que ele produz?

A Decumbens produz no mínimo 8ton de ms/há/ano e entre 7% a 8% de proteína bruta na estação das secas e uma digestibilidade em torno de 54%.

  • Porque utilizar a B. Decumbens em terrenos acidentados?

Geralmente terrenos acidentados tem maior dificuldade de se ter uma cobertura adequada isso pois quando semeadas logo na primeira chuva devido ao fato do solo estar descoberto, a água quando cai, desenterra as sementes e as carregam; quando se utiliza a B. Decumbens o seu habito de crescimento faz com que o solo seja coberto mesmo que não tenha tantas sementes basta ter em torno de 20 plantas por metro quadrado para que ela tome conta e tenha uma boa cobertura 

  • Posso utilizar a Decumbens para o gado?

Pode ser utilizado sim; porém vale lembrar que deve se ter cuidado ao colocar bezerros no periodo da desmama até 2 anos de idade devido ao risco de desenvolvimento de fotossensibilização causado pela ingestão de saponina (composto presente naturalmente na Brachiaria) mas após os 2 anos de idade o risco diminui bastante e os animais passam a ter um ganho médio diário entre 130 a 570 g/animal/dia.

  • Como devo manejar a Brachiaria Decumbens cv Basilisk?

Mantendo uma média de 2,0 UA/ha seu primeiro pastejo pode ser realizado entre 40 a 90 dias após o plantio com altura de entrada por volta dos 90cm e altura de saída dos animais o mais próximo possivel dos 50cm de altura.

A pioneira que ainda se mantem no mercado
Mesmo sendo susceptível a cigarrinha das pastagens a B. Decumbens tem ótimo poder de rebrota e rápida cobertura de solo o que a torna uma das cultivares mais procuradas dentro do mundo dos capins; e sem duvida não é atoa que ela antes do lançamento da Brachiaria Brizantha cv Marandu em 1984 dominava a maior parte dos campos e continua até hoje sendo uma excelente opção pra você produtor rural seja no âmbito da pecuária ou da agricultura.

Para maiores informações sobre variedades de forrageiras acesse nosso site  https://www.pasoita.com.br

Para saber preço da brachiaria marandu incrustada e prime acesse nossa loja online http://lojaonline.pasoita.com.br

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA