Sem categoria • 04.08.2023
PANICUM MAXIMUM CV. MASSAI

Também conhecida por Massai, a Panicum maximum cv. Massai é um hibrido espontâneo entre Panicum maximum e P. infestum. O nome Massai remete à tribo africana que habita o local de onde a gramínea é nativa. Esse Panicum foi coletado, pela primeira vez, pela empresa de pesquisa francesa Orstom pelo Institut de Recherche pour le Développement (IRD), em 1969, na Tanzânia – África Oriental, e trazida para o Brasil, por meio de um programa de colaboração dessa empresa à Embrapa Gado de Corte em 1982. A cultivar foi liberada em 2001.

  • Quais são as características do Massai?

A planta tem como característica o crescimento formando touceiras com altura média de 60 cm. Possui excelente produção de forragem com grande velocidade de estabelecimento e de rebrota, com média tolerância ao frio e boa resistência ao fogo. Quando comparado a cultivares de P. maximum, o capim-massai apresenta-se mais adaptado às condições de baixa fertilidade do solo, com boa resistência ao ataque da cigarrinha-das-pastagens.

Panícula do capim Massai.
  • É indicado para quais finalidades ?

Panicum maximum cv. Massai é conhecido por sua alta palatabilidade e valor nutritivo, sendo uma excelente opção para pastejo de bovinos, ovinos e caprinos. Fenação devida seu crescimento vigoroso e de alta produtividade, a utilização do feno é um jeito de armazenar a forragem para períodos de escassez de pasto. Ensilagem para alimentação de bovinos em meses de seca

  • Quais condições ela precisa pra se desenvolver?

Requer solos de textura moderada a argilosa e níveis médios a altos de fertilidade do solo. Menos exigente em adubação de manutenção. A cultivar Massai é a mais resistente das cultivares à cigarrinha-das-pastagens

  • Como plantar?

Geralmente ela é plantada a lanço e por este motivo quem opta por plantar sobre este sistema de plantio preza em adquirir a semente com Incrustamento que facilita o plantio.

A recomendação de quantidade leva em conta algumas propriedades, geralmente sementes com Incrustamento deve-se utilizar 12 kg por hectare.

Assim sendo deve se realizar correção e adubação conforme análise de solo semeia se então geralmente uma grade niveladora fechada é utilizada pra aderir a semente ao solo tomando cuidado para manter entre 1,0 a 2,0 cm, nunca; a mais que isso.

  • Quanto tempo leva para o seu estabelecimento? 

Geralmente entre 90 a 120 dias é o tempo em que o Massai leva pra se estabelecer e ter seu potencial inicial todo expresso, levando em conta as condições existentes.

  • Qual seu potencial máximo atingido pelo Massai?

Em média este capim pode chegar a 18 Ton/MS/há/ano, e tem de 8 a 18% de proteína bruta na estação chuvosa, para o gado significa 48 a 74% de digestibilidade.

  • E qual o mínimo que ele produz?

O Massai produz no mínimo 15 ton de ms/há/ano e entre 6% a 12% de proteína bruta na estação das secas e uma digestibilidade em torno de 51 a 61%.

  • Porque utilizar O Panicum maximum cv. Massai?

capim Massai deve ser considerado na utilização entre os capins da espécie Panicum maximum graças a  melhor cobertura do solo entre as cultivares de Panicum. Apresenta 87% contra 76% da cv. Mombaça, maior tolerância à diminuição da disponibilidade de P no solo, uma vez que apresenta maior persistência nos níveis baixa de fósforo no solo do que outras cultivares, maior produção da parte aérea e raízes em condição de maior concentração de alumínio, pois apresenta sistema radicular mais adaptado às condições de compactação, elevada acidez e déficit hídrico. O Panicum maximum cv. Massai possui resistência à cigarrinha das pastagens e maior persistência em solos com baixos teores de fósforo.

  • Posso utilizar o Massai para o gado?

Pode ser utilizado sim; o ganho de peso animal pode chegar até 585g/animal/dia em épocas de chuvas e 260g/animal/dia na época de seca, podendo gerar em um ano a produtividade de 620 a 670 kg peso vivo/ha/ano

  • Como devo manejar o Panicum Maximum cv. Massai?

Mantendo uma média de 2,0 UA/ha até 3,0 UA/há, seu primeiro pastejo pode ser realizado entre 90 a 120 dias após o plantio com altura de entrada por volta dos 50cm e altura de saída dos animais o mais próximo possivel dos 25cm de altura. Deve se atentar ao manejo para equinos pois quando o cavalo tem acesso e há a ingestão do capim já com muitos talos, ocorre a constipação do sistema digestivo, lembrando que cavalos não vomitam, então só há uma via para sair. Podendo gerar cólica e a morte dos animais. A solução é dividir o piquete em unidades e manejá-las para que haja sempre pastejo em cima de folhas, não de talos. Quando vai se perdendo o momento ideal de pastejo do cavalo, com o crescimento rápido do capim e pela formação de talos, pode-se fazer o uso da roçadeira. Isto vai estimular novo crescimento de folhas, que são inócuas à saúde do animal e possuem alto valor nutritivo.

O capim Massai é uma opção recomendada para a pecuária, pois oferece uma combinação de alta produtividade, boa qualidade nutricional, adaptabilidade e resistência, tornando-se uma escolha benéfica tanto para os produtores quanto para o meio ambiente. É adaptável a uma ampla variedade de solos e condições climáticas, tornando-o uma opção viável em diferentes regiões, boa capacidade de suportar o pastejo intensivo e pode se recuperar rapidamente após ser cortado ou pisoteado pelos animais.

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA