O que é cobertura do solo?
Por definição, cobertura de solo é toda a camada física que cobre o solo, podendo ela ser vegetação plantada, vegetação natural, construções humanas, mas é também o nome popular dado a técnica de cultivo em que visa ter uma cobertura do solo proveniente de material vegetal.
Em algum momento a aproximadamente 12Mil anos atras os seres humanos começaram a plantar e colher sua própria comida, e a cada ano que passava ele descobria como cada planta que compreendia a base da sua alimentação deveria ser cultivada.
Com o tempo e com essa tecnica acreditava-se quanto maior a área cultivada maior era sua produção e mais pessoas seriam alimentadas, a população mundial então foi crescendo evoluindo e ocupando cada vez mais espaço no planeta e a agricultura também caminhando junto.
Tecnologia vem sido empregada para o cultivo, ferramentas tornaram o trabalho do homem mais fácil, e maquinas cada vez mais vem tomado conta do campo, mas não somente isso faz parte deste crescimento.
Em algum momento então o homem se deu conta de que aumentar o espaço não seria mais uma opção e que deveria aumentar sua produção em um mesmo espaço, foi então que começou uma corrida pela produtividade: pesquisas, investimento, muitas horas de trabalho, desenvolvimento de tecnologias, estudos climáticos, modificação genética e cooperação mutua; mas foi apenas quando o homem entendeu que pra agricultura seguir rumo alimentando as pessoas, deveria trabalhar no mesmo ritmo de um ecossistema que nunca foi tocado pelas suas mão.
O primeiro passo foi observar o siclo como um todo, uma floresta cresce, as arvores já grandes entram seguem perdendo folhas e galhos e renovando seu dossel, e esse material morto vai pra onde? Com certeza não desaparece, ele vai para o solo formando o que se chama de serrapilheira, então, com a ação de microrganismos presentes no solo é decomposto tendo suas propriedades físicas e químicas alterados e sendo devolvidos ao solo a fim de se tornarem meios de cultivo destes microrganismos e também alimentar velhas e novas plantas que podem vir a nascer.
E neste lampejo brilhante nasce uma das técnicas mais importantes de conservação dos solos: O Plantio direto visando ter cobertura do solo, cobertura essa que quando agregada aos princípios da agricultura exerce inúmeros benefícios.
Quais benefícios?
- Impedir que o impacto das gotas de água caia no solo e causem erosão, uma das principais formas de degradação.
- Manutenção da umidade do solo, pode ocorrer até 20% da necessidade de irrigação.
- Melhora na estruturação do solo, maior quantidade de micro e macro poros.
- Através da utilização de espécies que possuem maior sistema radicular para formação de palhada também se tem a ciclagem de nutrientes de camadas mais profundas.
- Suprimir espécies invasoras (daninhas) que possam competir com as culturas.
- Aumenta o teor de matéria orgânica no solo, o que é essencial principalmente para solos com baixo teor de argila como é o caso dos solos do cerrado, e para solos argilosos também por aumentar a CTC do solo.
- Regulação térmica garantindo uma diferença de até 10ºC em comparação com partes descobertas do solo.
Como é possivel garantir esta palhada?
A maneira mais fácil de garantir esta palhada é com a utilização dos capins, tanto pela massa formada quanto pelo tempo de formação, seu sistema radicular fasciculado e além disto as Brachiarias tem a capacidade de inserir neste sistema lignina, que é de extrema importância para formação da característica que permite ao solo aumento da CTC, e também libera a Braclactona, uma molécula que só existe nas Brachiarias e que é capaz de impedir que o processo de nitrificação ocorra e assim a amônia presente no solo lixivie antes da absorção pela cultura (soja ou milho).
Qual a Melhor Brachiaria?
Não existe uma brachiaria que seja melhor que outra, existe a realidade do produtor e a finalidade do capim, entretanto vale destacar que as sementes com mais destaque na cobertura de solo são a das cultivares Marandu (http://lojaonline.pasoita.com.br/incrustada/brachiaria-brizantha-cv-marandu ) por ser bem adaptada de norte a Sul no País e ter resistência a Cigarrinhas das pastagens, Decumbens ( http://lojaonline.pasoita.com.br/incrustada/brachiaria-decumbens-cv-basilisk) pelo seu habito de crescimento decumbente fechando por completo o solo, Piatã ( http://lojaonline.pasoita.com.br/incrustada/brachiaria-brizantha-cv-piata ) pela sua agressividade e crescimento mais rápido (quando comparada a Marandu) e com certeza a rainha da cobertura de solo a B. Ruziziensis ( Brachiaria Ruziziensis cv B. Ruziziensis 10kg – Sementes Paso Ita) devido a facilidade de manejo e melhor custo benefício atualmente, tendo suas sementes disponíveis em várias versões mas a para alta performance na agricultura a Paso Ita disponibiliza as Ruziziensis na versão PRIME e nos VC’s 80 e 92 da Sementes Paso Ita.
Entre em contato com a Sementes Paso Ita e conheça toda a nossa linha de produtos e indicações para que você possa extrair máxima rentabilidade do seu negócio.