Sem categoria • 28.12.2023
BRACHIARIA BRIZANTHA CV. XARAÉS / TOLEDO

Também conhecida por BRACHARIA BRIZANTHA CV. MG5, BRACHIARIA TOLEDO OU TAMBEM COMO BRACHIARIA VITÓRIA, coletada em Burundi na África, foi liberada pela Embrapa em 2003 após 15 anos de avaliações.

  • Quais são as características da Brachiaria MG-5?

Crescimento em forma de touceira com talos prostrados que podem se enraizar quando em maior contato como o solo, pode atingir até 1,60m de altura, as folhas são lanceoladas com pouca pubescência, com inflorescência em forma de panícula que mede de 40 a 50cm e geralmente com 4 rácemos.  Seu valor nutritivo é superior ao da B. brizantha cv MG-4. Apresenta palatabilidade e digestibilidade excelente. Não tolera solos encharcados, porém é tolerante à “cigarrinha-das-pastagens”. Exige solos de média a alta fertilidade. Por apresentar ciclo vegetativo maior apresenta melhor qualidade no período da seca, se comparada às demais Brachiárias. 

  • É indicado para quais finalidades?

O capim xaraés (Urochloa brizantha cv. Xaraés) é uma variedade de capim indicada principalmente para fins de pastagem. Ele é valorizado devido à sua alta produtividade, boa qualidade nutricional e resistência a condições adversas, como seca e pisoteio. É amplamente utilizado na pecuária, fornecendo alimento para bovinos, ovinos e caprinos em sistemas de pastoreio. Pode ser utilizado para pastejo direto ou para produção de feno e silagem, fornecendo flexibilidade aos agricultores na sua utilização.

  • Quais condições ela precisa pra se desenvolver?

O capim-xaraés é indicado para as regiões de clima tropical de Cerrados (com mais de 800 mm de chuvas por ano), com até cinco meses de estação seca e para regiões de clima tropical úmido, sendo que podem ser implantados nos estados da região Centro-Oeste e Sudeste, além do oeste do estado da Bahia.

  • Como plantar?

Geralmente ela é plantada a lanço e por este motivo quem opta por plantar sobre este sistema de plantio preza em adquirir a semente com Incrustamento que facilita o plantio.

A recomendação de quantidade leva em conta algumas propriedades, geralmente sementes com Incrustamento deve-se utilizar 12 kg por hectare.

Assim sendo deve se realizar correção e adubação conforme análise de solo semeia se então geralmente uma grade niveladora fechada é utilizada pra aderir a semente ao solo tomando cuidado para manter entre 1,0 a 2,0 cm, nunca; a mais que isso. No lugar da grade pode-se utilizar rolo de pneu ou garrancho dependendo do tipo de solo.

  • Em condição ideal usam se 240 pts de VC/há
  • Em condição média: 320 pts de VC/há
  • Condição adversa: 480 pts de VC/ha

  • Quanto tempo leva para o seu estabelecimento?

Estabelecimento do capim xaraés pode variar dependendo das condições do solo, clima e práticas de manejo adotadas. Em geral, sob condições favoráveis de solo e clima, o capim xaraés pode estabelecer-se satisfatoriamente em aproximadamente 60 a 90 dias após o plantio.

  • Qual seu potencial máximo atingido pelo capim Xaraés?

Em média este capim pode chegar a 18 Ton/MS/há/ano, e tem de 9 a 13% de proteína bruta na estação chuvosa.

  • E qual o mínimo que ele produz?

O xaraés produz no mínimo 10 ton de ms/há/ano e entre 10% a 12% de proteína bruta na estação das secas e uma boa digestibilidade.

  • Porque utilizar Brachiaria Brizantha MG-5?

O Capim Xaraésconhecido também como capim Vitoria ou Toledo é amplamente utilizado por várias razões:

  • Alta Produtividade: O Toledo tem uma alta taxa de crescimento, o que o torna uma fonte eficiente de forragem para o gado.
  • Boa Qualidade Nutricional: Ele possui um equilíbrio razoável de proteínas, carboidratos e outros nutrientes, tornando-o adequado para a alimentação do gado.
  • Resistência: O Capim Toledo é resistente a condições adversas como seca, pisoteio e doenças, o que o torna uma escolha robusta para pastagens.
  • Versatilidade: Pode ser utilizado para pastejo direto ou para produção de feno e silagem, fornecendo flexibilidade aos agricultores na sua utilização.
  • Sustentabilidade: Sistemas de pastagens bem manejados com capim xaraés podem contribuir para a conservação do solo e água, além de melhorar a fertilidade do solo.
  • Econômico: É uma opção econômica para a produção de forragem, pois é relativamente fácil de cultivar e manter.
  • Adaptação: O capim xaraés é adaptável a diferentes tipos de solo e condições climáticas, tornando-se uma escolha viável em várias regiões.
  • Posso utilizar o MG-5 para o gado?

Pode ser utilizado sim; o ganho de peso animal pode chegar até 585g/animal/dia em épocas de chuvas e 400g/animal/dia na época de seca, podendo gerar em um ano a produtividade de 640 a 690 kg peso vivo/ha/ano.

  • Como devo manejar o Brachiaria Brizantha CV. Xaraés?

Mantendo uma média de 1,0 UA/ha até 2,0 UA/há, seu primeiro pastejo pode ser realizado entre 80 a 110 dias após o plantio com altura de entrada por volta dos 45cm e altura de saída dos animais o mais próximo possivel dos 20cm de altura.

Capim de alta produtividade com bom valor nutricional, sendo versátil por suas opções de pastejo ou fenação contando também com silagem, resistente a condições adversas com grande adaptação podendo ter o aumento a fertilidade do solo. Por essas razões, o capim xaraés é uma escolha popular para pastagens em sistemas pecuários, proporcionando alimentação de qualidade para o gado de forma sustentável e econômica.

Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA