Sem categoria • 25.03.2024
BRACHIARIA RUZIZIENSIS CV. KENEDY

O TAPETE VERDE NO SHOW DA AGRICULTURA 

Urochloa Ruziziensis cv. Kenedy, Brachiaria Ruziziensis, Braquiara Ruziziensis, Capim Ruziziensis, B. Ruziziensis, Ruzi Grass ou simplesmente Ruziziensis são os nomes dados a uma cultivar da planta da espécie Ruziziensis e do gênero Brachiaria (Urochloa segundo a nomenclatura cientifica atual).

O sufixo “ENSIS” empregado no nome da espécie significa “NATURAL DE”, e o prefixo faz alusão a região do rio Ruzizi que fica na fronteira dos países: Congo, Ruanda e Burundi na África Central. Sendo assim seu nome (Ruziziensis) significa Natural de Ruzizi.

A B. Ruziziensis foi multiplicada inicialmente em meados de 1960, no Quênia; e se espalhou por vários locais, como África central e Madagascar em 1961, foi apenas em 1966 que o Queensland Herbage Plant Liaison Committee (Australia) lançou o material multiplicado de sementes recebidas de uma estação experimental em Madagascar sob o nome comum de Ruziziensis, também ficou conhecida até atualmente como cv. Kennedy apesar de não ser mencionado no aviso de lançamentos da época; chegando ao Brasil por volta de 1969.

Na área do melhoramento genético a B. Ruziziensis tem papel primordial uma vez que é a única cultivar viável a receber genes de outras espécies de brachiarias; isto é, para que seja lançado no mercado um hibrido de brachiaria, com certeza este material em algum momento teve que passar pela genética da Ruziziensis como progenitora.

Do ponto de vista da Pecuária nacional a Ruziziensis possui boa palatabilidade devido ao teor de proteína, mas acaba se tornando menos viável uma vez que não resiste ao pisoteio animal; por este motivo é que ela é mais indicada para sistemas integrados como Integração Lavoura e Pecuária ou Lavoura Pecuária e Floresta.

No cenário agrícola principalmente para produtores que tem em suas propriedades o cerrado como bioma predominante e que contam com solos mais intemperizados, (arenosos e ácidos) e climas mais áridos o uso da Ruziziensis cada vez mais estudado vem se mostrando extremamente necessário.

Quando falamos em agricultura geralmente a primeira coisa que vem na mente é uma cultura como soja ou milho, algum tipo de preparo de solo, correção com adubação; plantio dentro da janela hídrica coisas deste tipo, e principalmente uma produção média na casa dos 50 a 60 sacas/ha (no caso da soja) ou de 90 a 110 sacas/ha (no caso do milho).

Mas o que vem se comprovando cada vez mais é que o simples fato de se introduzir uma forragem como a Ruziziensis além de incrementar a produção que é o ponto em que os agricultores mais desejam também traz outros benefícios.

A introdução da Ruziziensis modifica todo o sistema agrícola a começar da estrutura do solo, que comprovadamente melhora; para cada tonelada de massa seca de ruziziensis( na superfície) tem se ao redor de 5 a 10 toneladas de raízes que ainda na casa dos 4 metros de profundidade se pode observar, raízes estas que são ricas em lignina uma molécula extremamente composta e que devido a isso não se encaixa em nenhum grupo bioquímico mas que são responsáveis por tornar um solo arenoso em praticamente argiloso (no quesito a capacidade de retenção de nutrientes e água.

Além da lignina a raiz da Ruziziensis exsuda outro composto, a Braclactona uma molécula que só existe nas Brachiarias e que é capaz de impedir que o processo de nitrificação ocorra e assim a amônia presente no solo lixivie antes da absorção pela cultura (soja ou milho).

Outros fatores extremamente importantes como a ciclagem de 150 a 200Kg de KCl por hectare o que representa uma enorme economia na hora da compra do adubo; além de translocar água da profundidade para as camadas mais superficiais.

A regulagem de temperatura é outro fator importante uma vez que toda a microbiota presente no solo está diretamente relacionada a produtividade das culturas.

A água que corre na superfície do solo é impedida pela massa seca do capim de causar erosão, e graças a lignina que se mineralizou ainda fica retida e disponível mantendo assim a humidade constante do solo capaz de fazer com que a cultura e se mantenha vigorosa mesmo no caso de haver um veranico.

Também é indicada pois é fácil de matar, não é necessário grandes doses de herbicida o que a torna manejável aos agricultores que pretendem melhorar a produtividade e que não tem tanta experiencia com este manejo.

Quais características físicas que definem a Ruziziensis?

A ruziziensis tem um habito de crescimento intermediário mantendo uma altura média de 47cm, folhas arqueadas com largura média de 16mm e comprimento curto e alta pilosidade; possui um eixo floral longo (aproximadamente 11cm), média de 7 racemos e em torno de 33 espiguetas no racemo basal.

Qual cenário ideal para o desenvolvimento da Ruziziensis?

A cv Kennedy é muito exigente em fertilidade, a saturação por base (Ve%) mínima exigida por ela é de 40%; apesar disso responde muito bem a adubação, sua tolerância a seca é baixa e não tolera o frio de modo algum.
Precisa entorno de 800mm de chuva pra se desenvolver e não tolera solos encharcados, e não resiste muito bem a cigarrinha das pastagens.

Como plantar a B. Ruziziensis?

A lanço em linha o que manda é a tecnologia presente na propriedade, se você deseja plantar a lanço com maquinário com regulagem mínima de 10Kg pode se utilizar as sementes incrustradas na proporção de 12Kg por hectare, se possui plantadeira que tem regulagens menores pode se utilizar sementes tratadas com fungicida inseticida e nematicida (Tratamento Prime) ou nua sem tratamento VC80 na proporção de 3 a 8 Kg por hectare; seu estabelecimento gira em torno de 40 a 90 dias.

Qual o potencial produtivo?

Em média este capim chega a 20 Ton/MS/há/ano (superfície) o que significa em torno de 140 Ton/MS/há/ano (no subsolo), tem 12% de proteína bruta na estação chuvosa, para o gado significa 60 a 70% de digestibilidade, O mínimo que a Ruziziensis produz é 8ton de ms/há/ano com 7% de proteína bruta na estação das secas e uma digestibilidade de 50 a 52%.

Sou agricultor a muitos anos e nunca fiz plantio direto na palhada, mas estou pensando em começar, é possivel?

Como mencionado anteriormente devido ao fácil manejo na hora da dessecação é que indicamos este capim para quem ainda não pratica este sistema de cultivo, além da facilidade na hora da dessecação e também tolerar alguns erros de manejo comuns cometidos por quem ainda não tem um conhecimento tão avançado; portanto sim, não só é possivel como recomendado o uso de B. Ruziziensis

Sou pecuarista e desejo tentar manejar no sistema rotacionado é possivel?

Muito provavelmente será necessário a reforma uma vez que ela não tolera pisoteio, mas se estiver pensando em manejar este capim pode se adotar como altura de entrada 30Cm e altura de saída 20Cm.

Por estes, e outros motivos é que no Show da agricultura o tapete “Verde” que recebe a Celebridades (Soja ou Milho) é a Brachiaria Ruziziensis cv Kennedy.


Nenhum post disponível!
ESCRITÓRIO Rua Rui Barbosa, 471, Centro
Cx.Postal 1.059 – CEP 47.850-000
Luís Eduardo Magalhães-BA
contato@pasoita.com.br
+55 77 3628-1571
UBS BR-020 - km 520
Luís Eduardo Magalhães-BA